quarta-feira, 3 de março de 2010

Do primórdio escolar, ao futuro da vida

Desde quando você nasce, tenta aprender muitas coisas e assim que tem idade suficiente, sua mãe manda você para uma creche. Ali é o lugar onde você vai ter um primeiro contato com alguém que ficará encarregado de ensinar você, não só academicamente, mais como pessoa e em relação a sociedade. Cada ano que passa você vai avançando um nível de ensino, você vai adiquirindo o conteúdo necessário para passar de fase na vida acadêmica.

Logo vem o 'Ensino Fundamental', constituido antigamente de 1ª série à 8ª série, hoje com toda mercantilização mundial até o sistema de ensino muda, tem-se de 1° ano ao 9° ano, continua sendo o mesmo número de anos estudados no Ensino Fundamental, só é uma forma de dizer que eles estão preocupados com o ensino e estão de olho.
Da 1ª à 6ª ou 7ª série é aquela moleza, é só ir até a escola e responder a chamada que você passará de ano, pelo menos comigo foi assim, ia para a escola, os professores faltavam, tinhamos aula vaga na quadra, jogávamos futebol e ao bater o sinal íamos embora. Ai o ano vai passando, você ja esta de saco cheio daqueles professores, não vê a hora de entrar em férias e esperar por mais um ano de 'estudo'.

Beleza, começa a 8ª série, último ano antes do Ensino Médio, uhuul. Chega de menininhas de bigode, banguelas e cabelo bagunçado. Esse ano os professores tentam fazer uma preparação sua para que esteja apto para ingressar no Ensino Médio, mas nem todos os professores estão afim, nem todos os alunos estão afim também, a grande maioria não está, então assim os alunos continuam passando de ano sem conhecimento e se fodem la na frente, foi o meu caso. Me encaixei no grupo dos alunos que não estavam afim, jogava bola toda aula vaga, achava aquilo normal e não reclamava.

Até que chega o final de ano e como a maioria das escolas públicas só abrangem o Ensino Médio, os pais ficam naquela loucura de em que escola vou matricular meu filho. Felizmente tive uma oportunidade de fazer uma prova em um colégio particular. Acabei passando e ganhando uma bolsa para estudar, não foi 100% a principio mas foi uma quantia bem pequena em relação ao preço integral que se pagava.
A diferença entre uma escola e um colégio é que geralemente uma escola é pública e colégio é particular, percebia-se uma diferença também que as férias não se estendiam muito como antes e logo começaram-se as aulas. Ninguém conhecia ninguém, poucos tinham alguns colegas de outros colégios, eu tive a sorte de ter um amigo que passou na prova também, porém em salas diferentes.

O ano começou e não demorou muito para perceber que teria dificuldade com o colégio, o nível era totalmente desproporcional em relação com a escola em que estudava, até que chega o primeiro boletim, fechando médias com 2.8, 3, no máximo um 5. O discurso dos professores eram o mesmo, 'Da tempo de recuperar, basta se esforçar'. O dificil era se esforçar, ja que nunca tinha feito isso antes. Os bimestres foram passando e os boletins não mudaram muita coisa, então chega o conselho final... é o momento em que a maioria dos alunos passam a falar, 'Se eu repetir minha mãe vai me matar' ou 'Se eu repetir vou fugir de casa', eu preferia a segunda opção pois era muito jovem pra morrer. Acontece o conselho final e meu nome não está na lista de aprovados, agora fudeu, fujo mesmo de casa? Claro que não, ninguém faz isso. Achei que escutaria muito mais por parte da minha mãe, mas não foi o que aconteceu. Ela ficou decepcionada por ter repetido e tudo mais, principalmente por estar perdendo uma chance muito grande na minha vida que era de estudar em um colégio particular, pois quem repetia não continuava no colégio, a não ser que desse muita sorte de ser escolhido de novo. E eu dei muita sorte, muitas mesmo, em pleno sábado mais ou menos 9h da manhã estava saindo para jogar bola até que o telefone toca, era do colégio, queriam falar com o responsável, minha mãe falou com a 'mocinha' que ligou, eu tinha ganho uma nova chance. A partir dali, quando caminhava pra jogar bola fiquei pensando, 'To fudido de novo naquele colégio?', 'Vou repetir de novo?', não tinha certeza se naquele momento aquilo era bom ou ruim, nada melhor do que o tempo para me mostrar.

Bum, 2008 começa, la vou eu fazer o 1° ano do Ensino Médio mais uma vez, aquele maldito frio na barriga. Antes tinha um pensamento em relação aos repetentes, como são burros, como consegue repetir? Isso se encaixaria facilmente em uma escola pública, mais não ali, não num colégio particular. A sensação de ser um repetente não é muito boa, mais não eu não ligava, sempre tive na cabeça aquilo de: 'Que se foda o que eles estão pensando'. Normalmente quando se repete é esperado muito mais do que você produziu no ano anterior e de fato o que consegui absorver em relação ao ano que repeti foi muito maior do que tinha sido, só que quando chegou o final do ano o frio na barriga parecia maior do que tinha sido no outro ano, parecia em dobro, apesar de estar mais tranquilo entre se vou passar ou não a tensão era muito grande. Uhuul, passei de ano, agora é mais uma etapa na vida, agora estava de novo em uma etapa que nunca tinha vivido antes, mas quando começa 2009 parece que você ainda é mais cobrado do que os outros por ter repetido um ano ali. O ano foi difícil, complicado, trabalhar e estudar tomou conta de grande parte do meu ano. Foi chegando o final de ano e de novo aquela grande espera na lista de aprovados ou reprovados era grande, mais dessa vez, por mais que eu precisasse de uma ajuda no conselho, estava muito tranquilo, parecia que não estava acontecendo nada. Tuf, tuf, tuf, passei de novo, que venha o último ano, antigamente era assim que pensava, quando estava no Ensino Fundamental, o Ensino Médio era o fim de ver professores, de estudo, era apenas ganhar dinheiro e sobreviver, se continuasse com esse pensamento, eu teria que trabalhar para sobreviver.

Hoje, com outra cabeça em relação de quando tinha la meus 14 pra 15 anos, tenho que pensar na vida que vem pela frente, do modo que realizarei meus sonhos e vontades, o incrível é que mesmo sabendo disso, ainda continuo odiando a escola, só de lembrar que quando se é aluno, você dedicará suas semanas do ano todo em ir para a escola e ficar sentado durante 6 aulas ouvindo professores, sendo pressionado em avaliações/provas, pior ainda é que por mais que eu odeie tudo isso, no final do ano tem um negócio chamado VESTIBULAR, que é uma prova feita por você para entrar em uma Faculdade, que significa mais anos de estudo, mas é ali que você vai ver o futuro da sua vida começar a ser traçado, ali realmente você será testado. Será que você esta preparado pra tudo isso?

2 comentários:

  1. Bom, desde o inicio sempre acreditei na sua capacidade intelectual. Nós sempre fomos acima da média (no colégio público) e quanto aos estudos, nunca fomos cobrados, até entrarmos no CSL.
    É uma merda, até hoje eu não aprendi a estudar e vejo que vc tbm ahahaha
    Mas uma coisa é fato, quando voce repetiu de ano, eu quase chorei, fiquei chateado pra caralho e te falei: mano, relaxa, nem tudo esta perdido e se Deus quiser voce terá mais uma chance!
    Bom, foi o que aconteceu.
    Mesmo voce dizendo que nunca mais ia na minha casa porque a minha mãe nao ia querer que o filho dela tivesse um amigo repetente, eu virei e falei: mano, nao tem nada a ver! Voce é meu irmão e voce não cometeu um assassinato ou algum ato indigno contra a minha pessoa.

    Voce desde sempre foi uma grande pessoa, alguém que não se (falta uma expressão) qualquer obstaculo!
    Sempre acreditei em voce e continuarei, sempre! Porque voce é o meu irmão e merece o melhor e conquistará, com cerveja ;D

    Abraços (:

    ResponderExcluir
  2. Só quem sabe da sua historia pode dizer exatamente o quanto você é forte.
    e eu SEI disso: VOCÊ É FORTE!
    Ninguém tem a cruz maior do que pode carregar, e eu acredito em você.
    Você é uma das pessoas que eu posso chamar de exemplo.
    Eu amo você.
    É TERCEIRÃO CARALHO!

    ResponderExcluir